Tel.
808 255 255
Carrega no botão para nos ouvires !
Cancro da mama em Portugal: números que falam mais alto
Taxas de Mortalidade e Novos Casos Revelam Impacto em Homens e Mulheres
O cancro da mama continua a ser uma das principais preocupações de saúde pública em Portugal. Todos os anos, milhares de novos casos são diagnosticados, afetando predominantemente mulheres, mas não excluindo os homens. Apesar dos avanços na prevenção e tratamento, a mortalidade ainda é significativa, destacando a importância de diagnósticos precoces e campanhas de sensibilização para combater a doença.
+ 1 500
de sobreviventes
6 974
CANCRO A MAMA EM PORTUGAL
mortes por ano
+ 85%
casos por ano em Portugal
Fonte: CUF
A taxa de incidência varia entre 62,7 e 123,3, evidenciando diferenças regionais marcantes. As regiões com as taxas mais elevadas (acima de 104,2) incluem Coimbra, Vila Real e Faro, enquanto as menores taxas (62,7-77,7) são observadas em regiões como Beja e Guarda.
Estes dados destacam a necessidade de políticas de saúde regionais adaptadas, considerando as variações na incidência da doença.
A nível nacional, o gráfico mostra a incidência estimada de cancro, com o cancro da mama a destacar-se como o segundo mais comum, com 6.974 casos, de um total de 58.199.
Esses dados reforçam a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, dada a relevância do cancro da mama na saúde pública.
AUTOEXAME
1.
Observe as suas mamas, com os braços caídos e levantados.
Verifique se tem alguma alteração visível na sua pele.
Durante o banho coloque um dos braços atrás da cabeça e apalpe os seios. Repita o movimento em sentido contrário.
2.
3.
Faça movimentos giratórios à volta dos seus seios à procura de possíveis nódulos.
4.
Repare se tem alguma ferida ou secreção.
Distribuição geográfica da taxa de incidência (/100000 pessoas-ano) por população portuguesa para o cancro da mama
nos homens.
1%
Em Portugal, cerca de
de todos
os cancros da mama são
O gráfico evidencia a mortalidade por tipos de cancro em 2022, diferenciando entre mulheres e homens. Entende-se que o cancro da mama foi o mais mortal entre as mulheres, com 2.211 casos, demonstrando a sua relevância enquanto principal causa de morte oncológica no género feminino. Nos homens, o cancro da próstata e do pulmão lideraram.
A diferença entre os géneros destaca a necessidade de estratégias de prevenção específicas, como mamografias regulares no caso do cancro da mama, e campanhas de sensibilização que abordem fatores de risco como tabagismo e dieta.
A grande maioria dos casos de Cancro da Mama ocorre em mulheres. A faixa etária mais afetada é entre 45-49 anos (897 casos), seguida por 50-54 anos (829 casos). A partir dos 55 anos, observa-se um declínio gradual nos números, com 458 casos na faixa etária acima de 85 anos.
Embora muito menos frequente, também há casos de Cancro da Mama em homens. O número é significativamente menor, com o pico na faixa etária de 70-74 anos (19 casos). Os números mantêm-se baixos em todas as faixas etárias.
Estes dados evidenciam a importância de rastreios e diagnósticos precoces, principalmente em mulheres a partir dos 40 anos, para melhorar o tratamento e as taxas de sobrevivência. Nos homens, ainda que os números sejam baixos, é importante estar atento aos sinais e sintomas.
Fonte: SaúdeFlix
Estimativa de novos casos de cancro da mama entre 2025 a 2040, sexo feminino, idade [0-85+], Portugal (Adaptado de 5)