top of page
image.png

Carrega no botão para nos ouvires !

O que é o Cancro da Mama?

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comuns, principalmente entre as mulheres, embora possa também afetar homens. Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são nos homens. Os fatores de risco que potenciam o aparecimento do cancro da mama incluem idade, histórico familiar, mutações genéticas, hábitos de vida e exposição a hormonas.

 

Este tipo de cancro surge quando células anormais nos tecidos mamários crescem de uma maneira descontrolada, formando tumores malignos. Geralmente, este tipo de cancro começa nos ductos, canais que transportam leite, ou nos lóbulos , glândulas produtoras de leite. Os tratamentos variam e podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia alvo.

​

Carrega no botão para nos ouvires !

Relevância na educação e sensibilização

A importância desta tipologia de cancro está no impacto significativo que o mesmo tem na saúde pública, não apenas pela alta incidência, mas também pela possibilidade de detecção precoce, através de exames como a mamografia. Os tratamentos variam e podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia alvo.

​

A educação e a sensibilização relativas ao cancro da mama desempenham um papel fundamental na prevenção, no diagnóstico precoce e no suporte a pacientes. â€‹A campanha do "Outubro Rosa" é um dos principais exemplos de iniciativas de sensibilização que visam educar o público sobre os fatores de risco, os sinais e sintomas do cancro da mama, bem como reduzir o estigma à volta da doença. 

​

Nas escolas e na sociedade em geral, a educação sobre o cancro da mama pode desmistificar o tema, incentivando conversas abertas sobre saúde e encorajando as pessoas a procurarem ajuda médica. 

Carrega no botão para nos ouvires !

Programa de Rastreio Nacional do Cancro da Mama

image.png

Liga Portuguesa contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização com vários objetivos direcionados para a problemática oncológica.

 

Nas atividades relativas à prevenção do cancro da mama, destaca-se, desde 1986, o Rastreio de Cancro da Mama iniciado na Região Centro do País, posteriormente alargado a todo o território nacional.

 

​Na verdade, com o Rastreio do Cancro da Mama pretende-se não só um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis e só vistos em mamografia ou ecografia, ou diagnóstico em fase evolutiva não invasiva, permitindo, assim, tratamentos menos mutilantes e menos traumatizantes. 

 

Através do Programa de Rastreio Nacional do Cancro da Mama são também enviadas cartas-convites às mulheres em idade rastreável, dos 50 aos 69 anos, inscritas nos Centros de Saúde, para realizar uma mamografia gratuita.

bottom of page